SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue1Debate on groupsServer health promotion in a public federal university author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Vínculo

Print version ISSN 1806-2490

Abstract

MAIRENO, Daniel Polimeni; SEI, Maíra Bonafé  and  ZANETTI, Sandra Aparecida Serra. O ensino da técnica grupal na graduação em Psicologia. Vínculo [online]. 2016, vol.13, n.1, pp. 20-32. ISSN 1806-2490.

Objetiva-se apresentar e discutir o ensino sobre grupos no curso Psicologia da Universidade Estadual de Londrina. Entende-se que a compreensão acerca dos processos grupais e modalidades de intervenção em grupo mostra-se como algo necessário ao psicólogo em formação. Esta qualificação ocorre, principalmente, por meio de uma disciplina, de caráter teórico-prático - Dinâmica de Grupo e Relações Humanas. Esta disciplina de Dinâmica de Grupo trabalha não apenas teoricamente as técnicas de intervenção grupal como também é permeada por atividades práticas com o intuito de desenvolver habilidades para coordenação de grupos. Observa-se, por meio desta disciplina e metodologia empregada, que as estratégias utilizadas para o ensino de grupos neste contexto se configura como um percurso interessante e pertinente para os cursos de graduação em Psicologia.

Keywords : processos sociais; dinâmica de grupo; ensino; psicanálise.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License