SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Grupos em debatePromoção de saúde do servidor em uma universidade pública federal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Vínculo

versão impressa ISSN 1806-2490

Resumo

MAIRENO, Daniel Polimeni; SEI, Maíra Bonafé  e  ZANETTI, Sandra Aparecida Serra. O ensino da técnica grupal na graduação em Psicologia. Vínculo [online]. 2016, vol.13, n.1, pp. 20-32. ISSN 1806-2490.

Objetiva-se apresentar e discutir o ensino sobre grupos no curso Psicologia da Universidade Estadual de Londrina. Entende-se que a compreensão acerca dos processos grupais e modalidades de intervenção em grupo mostra-se como algo necessário ao psicólogo em formação. Esta qualificação ocorre, principalmente, por meio de uma disciplina, de caráter teórico-prático - Dinâmica de Grupo e Relações Humanas. Esta disciplina de Dinâmica de Grupo trabalha não apenas teoricamente as técnicas de intervenção grupal como também é permeada por atividades práticas com o intuito de desenvolver habilidades para coordenação de grupos. Observa-se, por meio desta disciplina e metodologia empregada, que as estratégias utilizadas para o ensino de grupos neste contexto se configura como um percurso interessante e pertinente para os cursos de graduação em Psicologia.

Palavras-chave : processos sociais; dinâmica de grupo; ensino; psicanálise.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License