SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue1Server health promotion in a public federal university"No time… to lose": questions about Psychoanalyst s work in general hospital author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Vínculo

Print version ISSN 1806-2490

Abstract

SILVA, Gabriel Pinheiro et al. Par educativo - a manifestação a manifestação do vínculo com a aprendizagem. Vínculo [online]. 2016, vol.13, n.1, pp. 46-55. ISSN 1806-2490.

Este estudo buscou, por meio de uma pesquisa qualitativa e de cunho bibliográfico, selecionar obras de autores que tratassem sobre a questão vincular, com o propósito de delinear as bases de subjetividade do conceito de Par Educativo. As teorias utilizadas para comparação no decorrer do estudo foram Wallon e Pichon-Rivière, uma vez que apresentam similaridades na valorização do componente afetivo do ser humano, mesmo que com nomenclaturas diferenciadas, além do caráter dialético e da possibilidade de compreensão propedêutica entre ambas as teorias. Os resultados oriundos deste estudo demonstraram a importância da compreensão do termo Par Educativo e da subjetividade própria deste termo para que seu entendimento possa facilitar a compreensão teórica da utilização do Teste do Par Educativo, bem como a práxis educacional, psicológica e psicopedagógica envolvidas neste contexto.

Keywords : Vínculo; Relação; Afetividade; Aprendizagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License