SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Par educativo - a manifestação a manifestação do vínculo com a aprendizagemA clínica de família no centro de atenção psicossocial III: psicose e configurações vinculares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Vínculo

versão impressa ISSN 1806-2490

Resumo

CALAZANS, Roberto  e  AZEVEDO, Elaine C.. "Não há tempo... A perder": questões sobre a atuação do Psicanalista no hospital geral. Vínculo [online]. 2016, vol.13, n.1, pp. 56-64. ISSN 1806-2490.

O objetivo deste artigo é esclarecer como o psicanalista pode dar condições ao sujeito, em situação de urgência, subjetivar a angústia que o imobiliza. Nossa hipótese é que a estratégia do tempo lógico de Jacques Lacan é um importante recurso psicanalítico nesse momento em que a angústia implica em uma ruptura simbólica. O manejo do tempo lógico permite restaurar um tratamento da presença do objeto da angústia, convocando o paciente a respondê-la a partir de sua condição de sujeito. Neste sentido, este artigo problematiza a função do analista em casos limites tratados em Centros de Terapia Intensiva, demonstrando a importância de se considerar à função do analista diante de algo que urge e precipita o sujeito na angústia.

Palavras-chave : psicanálise; tempo; urgência; angústia; abordagem psicoterapêutica; hospital geral.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License