SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1"Não há tempo... A perder": questões sobre a atuação do Psicanalista no hospital geralNo limite: A compreensão psicodinâmica do ofensor índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Vínculo

versão impressa ISSN 1806-2490

Resumo

NEVES, Anamaria da Silva  e  OMENA, Nara Amaral de. A clínica de família no centro de atenção psicossocial III: psicose e configurações vinculares. Vínculo [online]. 2016, vol.13, n.1, pp. 65-80. ISSN 1806-2490.

O presente artigo pretende lançar um olhar sobre a clínica de família nos Centros de Atenção Psicossocial- CAPS, discutindo as estratégias de atendimento à família nas modalidades do grupo de familiares e da terapia familiar. Primeiro abordamos o contexto das mudanças da atenção em saúde mental com o foco na atenção psicossocial e o dispositivo dos CAPSs. Discute-se a contribuição da Psicanálise para o contexto da Saúde Mental e especificamente a Psicanálise de Família ou das Configurações Vinculares. Apresentamos um fragmento de um atendimento de família. Ressaltamos a importância da escuta de toda a família para que o novo modelo de atenção psicossocial se constitua. Assim, a terapia familiar no CAPS se insere como um dos dispositivos de cuidado fundamental no encontro cotidiano com o sofrimento, tomando como ponto de partida não apenas o sujeito, mas seus vínculos, ampliando o cuidado a família de modo significativo.

Palavras-chave : Clínica de Família; Saúde Mental; Configurações Vinculares; Psicose.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License