SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Grupo operativo como un espacio para actividades dialógicas con ancianos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Vínculo

versión impresa ISSN 1806-2490

Resumen

MARQUES, Paulo Manuel Baptista da Mota. O modelo da escola portuguesa de grupanálise: aspetos integrativos e evolução no contexto de uma investigação conceptual-empírica sobre a matriz grupanalítica. Vínculo [online]. 2016, vol.13, n.2, pp. 01-12. ISSN 1806-2490.

O presente artigo constitui uma reflexão sobre o modelo da Escola Portuguesa de Grupanálise e seus possíveis desenvolvimentos, nomeadamente com as progressivas contribuições da designada psicanálise relacional, da perspetiva intersubjetiva mas também da psicanálise dos vínculos. São abordados conceitos centrais da grupanálise e a contribuição de autores portugueses. Neste sentido são sobretudo perspetivados os conceitos de matriz grupanalítica, matriz interna, padrão grupanalítico e processo grupanalítico. O conceito de matriz grupanalítica, objeto de uma investigação por parte do autor deste artigo, permitiu constatar a pertinência deste conceito para a teoria e técnica grupanalítica e de certo modo ponderar algumas linhas de desenvolvimento do próprio modelo grupanalítico. Entende-se que o desenvolvimento de uma relação mais dialética, próxima e ativa do grupanalista constitui um aspeto promissor da evolução da grupanálise.

Palabras clave : Escola Portuguesa de Grupanálise; Matriz Grupanalítica; Matriz Interna; Psicanálise Relacional; Psicanálise Vincular.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License