SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Grupo operativo como espaço para atividades dialógicas junto a idosos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Vínculo

versão impressa ISSN 1806-2490

Resumo

MARQUES, Paulo Manuel Baptista da Mota. O modelo da escola portuguesa de grupanálise: aspetos integrativos e evolução no contexto de uma investigação conceptual-empírica sobre a matriz grupanalítica. Vínculo [online]. 2016, vol.13, n.2, pp. 01-12. ISSN 1806-2490.

O presente artigo constitui uma reflexão sobre o modelo da Escola Portuguesa de Grupanálise e seus possíveis desenvolvimentos, nomeadamente com as progressivas contribuições da designada psicanálise relacional, da perspetiva intersubjetiva mas também da psicanálise dos vínculos. São abordados conceitos centrais da grupanálise e a contribuição de autores portugueses. Neste sentido são sobretudo perspetivados os conceitos de matriz grupanalítica, matriz interna, padrão grupanalítico e processo grupanalítico. O conceito de matriz grupanalítica, objeto de uma investigação por parte do autor deste artigo, permitiu constatar a pertinência deste conceito para a teoria e técnica grupanalítica e de certo modo ponderar algumas linhas de desenvolvimento do próprio modelo grupanalítico. Entende-se que o desenvolvimento de uma relação mais dialética, próxima e ativa do grupanalista constitui um aspeto promissor da evolução da grupanálise.

Palavras-chave : Escola Portuguesa de Grupanálise; Matriz Grupanalítica; Matriz Interna; Psicanálise Relacional; Psicanálise Vincular.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License