SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2O modelo da escola portuguesa de grupanálise: aspetos integrativos e evolução no contexto de uma investigação conceptual-empírica sobre a matriz grupanalíticaO desenlace da ilusão grupal em um grupo de adolescentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Vínculo

versão impressa ISSN 1806-2490

Resumo

LOURENCO, Regina Célia Celebrone  e  MASSI, Giselle Aparecida de Athayde. Grupo operativo como espaço para atividades dialógicas junto a idosos. Vínculo [online]. 2016, vol.13, n.2, pp. 13-23. ISSN 1806-2490.

Em um Brasil no qual a população idosa será maioria nas próximas décadas, urge a criação de medidas que atendam aos aspectos subjetivos da velhice, desatrelando-a de sentidos como decrepitude, doença e exclusão. O grupo da Oficina da Linguagem, que se reúne semanalmente na cidade de Curitiba para narrar oralmente, ler e escrever histórias de vida desponta neste cenário, como uma iniciativa de promover mudanças na relação de idosos com os seus processos de envelhecimento e com a linguagem. Este artigo objetiva analisar os efeitos que as atividades dialógicas, desenvolvidas no grupo operativo da Oficina da Linguagem, exerceram na relação de idosos com a linguagem e com a velhice. Trata-se de um estudo de caso de caráter qualitativo, que se pauta na perspectiva dialógica de Mikhail Bakhtin e nos pressupostos de grupo operativo de Pichon-Rivière. Para a coleta de dados, foi aplicada uma entrevista semiestruturada junto a treze idosos que compuseram o grupo dialógico-operativo, no ano de 2012. Tais enunciados anunciam que práticas grupais perpassadas por atividades linguístico-discursivas promovem mudanças nas relações dos idosos com a maneira que se relacionarem com a própria velhice e com o outro, por meio da linguagem. Tais atividades auferiu-lhes autoestima, segurança, lugar de autoria que os instiga a sustentarem suas vozes nas mais heterogêneas cenas sociais.

Palavras-chave : Velhice; Linguagem; Dialogia; upo Operativo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License