SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Grupo operativo como espaço para atividades dialógicas junto a idososIndicação de terapia familiar psicanalítica para uma família com uma criança obesa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Vínculo

versão impressa ISSN 1806-2490

Resumo

FERNANDES, Elisangela Barboza; FERNANDES, Maria Inês Assumpção  e  ROBERT, Philippe. O desenlace da ilusão grupal em um grupo de adolescentes. Vínculo [online]. 2016, vol.13, n.2, pp. 24-36. ISSN 1806-2490.

Este artigo busca examinar as manifestações da ilusão em um grupo de adolescentes, a partir de uma reflexão crítica sobre seus desdobramentos no processo grupal. Para tal, o conceito de ilusão em psicanálise é brevemente retomado e três momentos identificados no funcionamento do grupo são discutidos. Trata-se de refletir sobre aspectos a serem considerados na utilização do dispositivo de grupo como instrumento de pesquisa e intervenção na adolescência, por meio da ilustração de um caso clínico de grupo e da metodologia utilizada - em especial o trabalho em torno de uma tarefa. Essa discussão apoia-se sobre as construções teórico-práticas que sustentam a psicanálise de grupo, notadamente sobre as noções de ilusão grupal de Anzieu, de emergente de Pichon-Rivière e aliança inconscientede de Kaës, fundamentais para a condução das sessões.

Palavras-chave : adolescência; grupo; ilusão grupal; psicanálise de grupo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License