SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2O desenlace da ilusão grupal em um grupo de adolescentesO caps em um município do sul de minas: da implantação ao impasse índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Vínculo

versão impressa ISSN 1806-2490

Resumo

BERQUE, Caroline  e  ROBERT, Philippe. Indicação de terapia familiar psicanalítica para uma família com uma criança obesa. Vínculo [online]. 2016, vol.13, n.2, pp. 37-44. ISSN 1806-2490.

O processo terapêutico de uma terapia familiar psicanalítica com criança que sofre de obesidade coloca em evidência a complexidade subjacente à esta problemática. A dinâmica da família discutida neste artigo é caracterizada por movimentos de indiferenciação entre a criança e a mãe, acompanhada de uma falha de continência familiar. Esta falha se especifica pelo surgimento de elementos brutos, traços de uma problemática incestuosa e de violência conjugal. O objetivo dessa terapia não se caracteriza pela busca de conhecimento sobre os eventos vividos pela família, mas principalmente por uma elaboração grupal dos elementos percebidos (como o caos e a confusão) no aqui e agora de cada sessão, possibilitando aos membros da família instaurar o movimento de separação e de individuação.

Palavras-chave : indicação de terapia familiar; obesidade infantil; continência familiar; violência familiar; problemática de separação-individuação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License