SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Indicação de terapia familiar psicanalítica para uma família com uma criança obesaO imaginário coletivo de agentes comunitárias de saúde em relação a usuários de saúde mental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Vínculo

versão impressa ISSN 1806-2490

Resumo

PAIVA, Thiago Bellato de  e  KYRILLOS NETO, Fuad. O caps em um município do sul de minas: da implantação ao impasse. Vínculo [online]. 2016, vol.13, n.2, pp. 45-54. ISSN 1806-2490.

O trabalho tem como objetivo discutir as contribuições da psicanálise a um equipamento de saúde mental com atuação pautada nos princípios basaglianos. Busca-se compreender a especificidade do discurso da inclusão, visto que sustenta as ações desenvolvidas no CAPS de um município de pequeno porte no Sul de Minas Gerais. Portanto, faz-se necessário abordar o surgimento do equipamento e suas ações para que, esclarecidos ao leitor os motivos de sua implantação, possa-se interrogar sobre intervenções que incluam o sujeito em sua singularidade, afinal, compreende-se que a perspectiva psicanalítica considera os impasses do sujeito frente às prescrições institucionais.

Palavras-chave : saúde mental; psicanálise; psicose; instituições; reforma psiquiátrica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License