SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue2The caps in a city of south of minas gerais: from implementation to deadlockPaulo Freire’s notion of liberation and psychoanalytical group work author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Vínculo

Print version ISSN 1806-2490

Abstract

SILVA, Mariana de Abreu Barbosa Pereira da  and  PERES, Rodrigo Sanches. O imaginário coletivo de agentes comunitárias de saúde em relação a usuários de saúde mental. Vínculo [online]. 2016, vol.13, n.2, pp. 55-65. ISSN 1806-2490.

Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) atuam como elo entre a equipe de saúde e a comunidade na Atenção Básica em Saúde, inclusive no que se refere à saúde mental. O presente estudo objetivou compreender o imaginário coletivo de um grupo de ACSs em relação aos usuários de saúde mental. Os participantes foram seis ACSs, todos do sexo feminino, no cargo havia pelo menos quatro anos. O locus para a coleta de dados foi um grupo psicanalítico de discussão desenvolvido ao longo de quatro encontros. O corpus, constituído pelas transcrições dos encontros, foi analisado qualitativamente utilizando-se a interpretação psicanalítica enquanto procedimento metodológico com o intuito de viabilizar a identificação de significados latentes. Constatou-se, basicamente, que o imaginário coletivo das participantes em relação aos usuários de saúde mental era marcado por ambivalências definidas pela coexistência de sentimentos de receio e de comiseração.

Keywords : Imaginário Coletivo; Profissionais da Saúde; Saúde Mental; Saúde Mental Comunitária; Saúde Pública.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License