SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2O imaginário coletivo de agentes comunitárias de saúde em relação a usuários de saúde mental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Vínculo

versão impressa ISSN 1806-2490

Resumo

CASTANHO, Pablo. A noção de libertação em Paulo Freire e o trabalho psicanalítico de grupo. Vínculo [online]. 2016, vol.13, n.2, pp. 66-76. ISSN 1806-2490.

Coordenar grupos com populações oprimidas no Brasil questiona nossos modos de pensar e operar com as teorias psicanalíticas de grupo. Os impasses desse encontro demandam diálogos com autores que refletiram sobre as especificidades da realidade brasileira. Neste artigo, abordaremos o pensamento de Paulo Freire sobre a problemática da opressão e sua superação em dois de seus textos. Nosso objetivo é o de avançar na inclusão da problemática dos efeitos subjetivos da opressão e seu manejo no repertório conceitual das teorias psicanalíticas de grupo. Para tanto, cotejamos a literatura com os desafios que se apresentam em nossa prática com grupos. Partimos da visão freiriana sobre o papel de nosso passado colonial nas estruturas atuais de opressão e em suas ramificações subjetivas. Seguimos apresentando vinhetas de grupo sobre o retorno dessas questões na transferência. Em seguida, buscamos uma caracterização metapsicológica da libertação como modalidade de vínculo. Nesse percurso, dialogamos com questões sobre o mal-estar em nosso mundo globalizado. Encerramos formulando a hipótese de um vínculo de libertação em termos psicanalíticos de grupo e discutindo seu potencial.

Palavras-chave : Psicanálise de Grupo; FREIRE, PAULO, 1921-1997; Processos Grupais; Mal-estar (Psicanálise); Cultura.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License