SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Expectativas e satisfação face ao grande grupo grupanalítico no XV Congresso Nacional e XII Encontro Luso Brasileiro de Grupanálise e Psicoterapia Analítica de Grupo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Vínculo

versão impressa ISSN 1806-2490

Resumo

CABANZO DE PONCE DE LEON, Rocío. Infidelidades na era contemporânea. Vínculo [online]. 2017, vol.14, n.1, pp. 1-8. ISSN 1806-2490.

As infidelidades do casal inserido na cultura ocidental no século XXI, pensadas como comportamentos complexos e singulares, em cada situação particular. Como uma produção de vínculos, na confluência entre elementos da chamada Lógica do UM (o aparelho psíquico dos parceiros); fatores inerentes da Lógica de Dois (que acontece no "andar sendo" sujeitos), entre o espaço-vazio, entre o casal e as condições próprias do contexto sociocultural dos cônjuges. É possível produzir-construir a fidelidade? O que facilitam esses tempos de fluência, do imediatismo, do efêmero? Vamos rever conceitos que nos ajudam a pensar: A perspectiva do amor por Alan Badiou (2011), a questão da confiança, o desejo, descontinuidades, entre outros. Vinhetas ilustrativas da a nossa abordagem.

Palavras-chave : infidelidade; modernidade líquida; produção de vínculos; descontinuidades; fidelidade.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License