SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Infidelidades na era contemporâneaO vínculo mãe-bebê no período de puerpério: uma análise winnicottiana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Vínculo

versão impressa ISSN 1806-2490

Resumo

BASTOS, Teresa; CARVALHO, Joana de  e  SILVA, Mafalda Guedes. Expectativas e satisfação face ao grande grupo grupanalítico no XV Congresso Nacional e XII Encontro Luso Brasileiro de Grupanálise e Psicoterapia Analítica de Grupo. Vínculo [online]. 2017, vol.14, n.1, pp. 1-15. ISSN 1806-2490.

O interesse sobre o grande grupo grupanalítico (denominado, em inglês, large group) já é longo e têm sido publicados vários livros e artigos demonstrando a preocupação em aprofundar os fenómenos que lhe estão associados e a partir daí procurar desenvolver o potencial das suas aplicações terapêuticas e formativas. As autoras apresentam os resultados de um estudo exploratório sobre as expectativas e satisfação dos participantes no grande grupo do XV Congresso Nacional de Grupanálise e Psicoterapia Analítica de Grupo e XII Encontro Luso Brasileiro de Grupanálise e Psicoterapia Analítica de Grupo em Outubro de 2015, Lisboa. Os dados discutidos foram recolhidos através de uma amostra por conveniência. A metodologia de recolha de dados foi a de inquérito por questionário em dois momentos distintos, antes e depois do Congresso. Dos cerca de 60 participantes no Congresso responderam aos dois questionários 13 pessoas (N=13), com idades compreendidas entre as faixas etárias dos 25 aos 88 anos, maioritariamente do sexo feminino e nacionalidade portuguesa, com área profissional de base no âmbito da psicologia e agrupados na categoria membro candidato das Sociedades Grupanalíticas representadas. Os resultados obtidos vão ao encontro da literatura consultada observando-se que quem já participou em pelo menos um grande grupo estava mais expectante e sentiu-se satisfeito com a participação e condições disponibilizadas.

Palavras-chave : Grande grupo grupanalítico; Grupanálise; Estudo exploratório; Questionário; Encontro Luso-brasileiro.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License