SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Expectativas e satisfação face ao grande grupo grupanalítico no XV Congresso Nacional e XII Encontro Luso Brasileiro de Grupanálise e Psicoterapia Analítica de GrupoComo nossos pais: a função da identificação na construção dos modelos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Vínculo

versão impressa ISSN 1806-2490

Resumo

ANDRADE, Cristiano de Jesus; BACCELLI, Marcela Silva  e  BENINCASA, Miria. O vínculo mãe-bebê no período de puerpério: uma análise winnicottiana. Vínculo [online]. 2017, vol.14, n.1, pp. 1-13. ISSN 1806-2490.

Esta pesquisa objetivou, analisar a partir da perspectiva materna, como o vínculo com o bebê é construído no período de puerpério. Trata-se de um estudo qualitativo, no qual as informações foram coletadas por meio de entrevistas semi-dirigidas realizadas com seis participantes. Para análise dos dados, as falas das participantes foram colocadas em categorias e analisadas a luz da teoria psicanalítica Winnicottiana. Como resultado constatou-se que existe uma troca mútua em que ambos, mãe e bebê, interagem ativamente. Esse movimento, ora partindo da mãe, ora do bebê, parece expressar tanto uma atitude estimuladora quanto uma resposta aos estímulos recíprocos. Portanto, conclui-se que o vínculo é o componente básico do processo interativo e é também a mola propulsora de todo o afeto.

Palavras-chave : relação mãe-bebê; desenvolvimento psíquico; vínculo afetivo; período puerperal.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License