SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1O vínculo mãe-bebê no período de puerpério: uma análise winnicottianaSupervisão em grupo da prática clínica psicanalítica: algumas reflexões índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Vínculo

versão impressa ISSN 1806-2490

Resumo

MAIA, Edilberto Clairefont Dias. Como nossos pais: a função da identificação na construção dos modelos. Vínculo [online]. 2017, vol.14, n.1, pp. 1-6. ISSN 1806-2490.

O autor inicia transcrevendo um trecho da música do cantor brasileiro Belchior que diz que "apesar de termos feito tudo o que fizemos, ainda somos os mesmos e vivemos como nossos pais", para enfatizar a importância da identificação, objeto deste trabalho, pois dela depende o que o sujeito fará com a herança de seus ascendentes. A identificação marca o futuro do sujeito. Através da Teoria Paterno-Infantil de Winnicott, mostra-se que é pela osmose pela pele desse primeiro vínculo com a mãe que ocorrem as primeiras identificações, referindo-se à identificação projetiva e introjetiva, e se descreve as três formas sintáticas de identificação descritas por Eiguer. Finaliza mostrando que, apesar de todas as mudanças impostas pela sociedade pós-moderna, no investimento que os pais terão com seus bebês, estarão sempre presentes os valores e leis impostos pelo meio social onde vivem. Conclui-se que "minha dor é perceber que apesar de termos feito tudo o que fizemos, ainda somos os mesmos e vivemos como nossos pais", também da música do cantor citado.

Palavras-chave : Identificação; Relação paterno-infantil; Família.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License