SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1O atendimento em grupo operativo no cras: relato de uma experiência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Vínculo

versão impressa ISSN 1806-2490

Resumo

FERRACIOLI, Natália Gallo Mendes; VENDRUSCOLO, Juliana  e  SANTOS, Manoel Antônio dos. Quando a psicanálise entrou no centro cirúrgico: um relato de experiência. Vínculo [online]. 2017, vol.14, n.1, pp. 1-12. ISSN 1806-2490.

O psicanalista pode atuar em diversas áreas e setores do hospital. Uma das modalidades de atendimento concerne à preparação psicológica de pacientes que serão submetidos a intervenção cirúrgica eletiva. Este estudo tem por objetivo descrever a inserção de uma psicanalista no centro cirúrgico, por meio do relato do acompanhamento psicológico de um paciente antes, durante e após uma cirurgia para correção de fratura de mandíbula em um hospital do interior do estado de São Paulo. O paciente vivenciara uma situação traumática em cirurgia anterior, por isso considerou-se que a permanência da profissional de psicologia durante todo o procedimento poderia favorecer seu enfrentamento. Atitudes da equipe multiprofissional perante a presença inusitada da psicanalista no centro cirúrgico foram descritas e analisadas. Concluiu-se que a postura inovadora e empreendedora, baseada na ética e comprometimento, pode contribuir para a ampliação do campo de conhecimento e atuação do psicólogo.

Palavras-chave : psicologia da saúde; psicologia hospitalar; centro cirúrgico; cirurgia; psicanálise.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License