SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2O que é ser um psicoterapeuta analítico de grupo /grupanalista? Reflexões teóricas e clínicas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Vínculo

versão impressa ISSN 1806-2490

Resumo

MANSO NETO, Isaura. Quem tem medo dos grupos terapeuticos? Paradoxos e mais valias. Vínculo [online]. 2017, vol.14, n.2, pp. 01-17. ISSN 1806-2490.

A autora aborda aspectos que sente como estranhos no corpo teórico-técnico da Grupanálise e dos Grupanalistas/Psicoterapeutas de Grupo. Centrou-se essencialmente em colocar algumas hipóteses para a compreensão de aspectos paradoxais inerentes aos processos grupais que, na opinião da autora, se constituem como factores de resistência à utilização dos grupos como ferramenta terapêutica eficaz, tanto nos que procuram ajuda como nos técnicos. Os próprios grupanalistas podem encarar os grupos com ambivalência o que lhes retirará convicção na indicação dos grupos pequenos como paritária às formas de psicoterapia em contexto dual (psicoterapia analítica e psicanálise). A autora sugere algumas mais valias da Grupanálise/Psicoterapia Analítica de grupo como a caixa de ressonância empática que favorecem condições excepcionais para a análise do carácter, nomeadamente dos traços ego-sintónicos patogénicos e patológicos, tão difíceis de analisar na relação dual. A autora finaliza por enfatizar certos procedimentos técnicos que tendem a tornar a Grupanálise/Psicoterapia Analítica de Grupo como especialmente eficaz nas transformações da personalidade conducentes à criatividade, autonomia e liberdade. Apresenta alguns exmplos clínicos.

Palavras-chave : Grupanálise; Psicoterapia Analítica de Grupo; Fenómenos destrutivos nos Grupos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License