SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Quem tem medo dos grupos terapeuticos? Paradoxos e mais valiasCaracterísticas da psicoterapia grupal vincular-estratégica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Vínculo

versão impressa ISSN 1806-2490

Resumo

DAVID, Mário. O que é ser um psicoterapeuta analítico de grupo /grupanalista? Reflexões teóricas e clínicas. Vínculo [online]. 2017, vol.14, n.2, pp. 18-28. ISSN 1806-2490.

O psicoterapeuta analítico de grupo ou grupanalista tem uma enorme influência nas dinâmicas do grupo e na Matriz. Apesar das características pessoais e psicológicas (emocionais e mentais) dos membros do grupo, a presença do grupanalista tem um papel particular e único o qual deriva da sua formação treino e supervisão enquanto candidato a grupanalista/psicoterapeuta de grupo. Este papel é também condicionado pelas suas características de personalidade e de carácter, enfim pelas suas capacidades afetivas/emocionais e mentais (empatia, disponibilidade interna, curiosidade, verdade, aceitação do Outro e das diferenças, etc.), quando ele se disponibiliza e interage com cada membro do grupo e com o grupo no seu todo.

Palavras-chave : Grupanálise; Grupanalista; Padrão Grupanalítico.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License