SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Los grupos y la construcción de la subjectividad: quien es el siniestroSalud de los profesores de la enseñanza fundamental de la red pública y la construcción de los espacios psíquicos compartidos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Vínculo

versión impresa ISSN 1806-2490

Resumen

SANTOS, Manoel Antônio dos et al. Clínica das configurações vinculares: do estabelecimento do vínculo terapêutico às transformações possíveis. Vínculo [online]. 2017, vol.14, n.2, pp. 45-57. ISSN 1806-2490.

A teoria psicanalítica elege o processo vincular como eixo estruturante do psiquismo, destacando um tipo especial de vínculo emocional, a transferência, que se estabelece entre analista e paciente, como viga mestra do processo analítico. Este estudo tem por objetivo apresentar um relato de experiência clínica que descreve o processo terapêutico de um adulto jovem, colocando em foco a análise do vínculo transferencial na perspectiva da Psicanálise das Configurações Vinculares. O paciente buscou atendimento psicológico queixando-se de sintomas de ansiedade, com manifestações repentinas de taquicardia e apneia, especialmente quando submetido a situações de maior estresse. Ao longo do processo terapêutico, o vínculo terapêutico pôde se fortalecer e a confiança no psicoterapeuta foi progressivamente incrementada e tonificada, tornando possível sustentar o desenvolvimento gradual de condições emocionais que abriram possibilidades de o paciente se reconhecer nas relações significativas que constituíam sua trama vincular, o que suscitou mudanças nos vínculos.

Palabras clave : psicoterapia; transferência; psicanálise das configurações vinculares.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License