SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Clínica das configurações vinculares: do estabelecimento do vínculo terapêutico às transformações possíveisUm olhar psicanalítico sobre o uso das danças circulares como instrumento de trabalho com grupos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Vínculo

versão impressa ISSN 1806-2490

Resumo

SILVA, Valéria Aparecida da; COIMBRA, Ana Késia Santos  e  YOKOMISO, Celso Takashi. Saúde dos professores do ensino fundamental da rede pública e a construção dos espaços psíquicos compartilhados. Vínculo [online]. 2017, vol.14, n.2, pp. 58-69. ISSN 1806-2490.

O adoecimento de professores tem sido alvo de intensas discussões devido à exposição a fatores como baixa valorização do trabalho, problemas na organização escolar, falta de apoio do poder público e das famílias, entre outros. Neste contexto, a presente pesquisa almeja refletir sobre o sofrimento psíquico de professores do ensino fundamental, assim como propor estratégia para sua minimização. Para tanto, foram realizadas entrevistas com professores (as) da rede pública de ensino fundamental. A análise dos dados foi realizada a partir da Psicanálise de Grupo, tendo como especial referência, as contribuições de René Kaës. Como resultado, identifica-se a ruptura psíquica entre os atores do desafio educacional: como os pais, professores, gestores, entre outros. Tal panorama conduz ao isolamento do docente, produzindo uma prática marcada pela experiência do excesso e sofrimento. Como estratégia para alteração do quadro, sugere-se a construção dos espaços psíquicos compartilhados, que permitam a circulação respeitosa da palavra; a identificação de dificuldades, rupturas e desafios; e a elaboração de sentidos para a atividade do professor do ensino fundamental da rede pública.

Palavras-chave : Educação; Saúde; Psicanálise de Grupos; Políticas Públicas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License