SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Saúde dos professores do ensino fundamental da rede pública e a construção dos espaços psíquicos compartilhadosAlzheimer, sintomas e grupos: uma revisão integrativa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Vínculo

versão impressa ISSN 1806-2490

Resumo

CASTANHO, Pablo. Um olhar psicanalítico sobre o uso das danças circulares como instrumento de trabalho com grupos. Vínculo [online]. 2017, vol.14, n.2, pp. 70-83. ISSN 1806-2490.

Neste artigo, o termo "Danças Circulares" se refere à tradição iniciada por Bernhard Wosien de retomada e releitura de danças folclóricas, bem como de desenvolvimento de novas danças nelas inspiradas. O movimento das Danças Circulares tem se afirmado e se expandido ao redor do mundo, ganhando uma força significativa no Brasil. O objetivo deste artigo é propor um olhar psicanalítico grupal que balize a utilização das Danças Circulares como instrumento de trabalho com grupos por analistas. Trata-se de uma pesquisa teórica em psicanálise, fundada em uma visão epistemológica na qual a leitura se constrói no encontro do texto com o leitor. Nesta perspectiva, a prévia experiência clínica do autor com as Danças Circulares adquire um lugar central na proposta metodológica do artigo, orientando a escolha dos textos lidos e sustentando a opção pelos conceitos psicanalíticos debatidos. Propõe-se que as Danças Circulares mobilizam especialmente a dimensão da sociabilidade sincrética e que o sistema dança-música-explicações seja compreendido como objeto de mediação. Concluímos com algumas recomendações para o uso deste instrumento por analistas.

Palavras-chave : Dança; Psicanálise; Processo Grupal; Psicoterapia de Grupo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License