SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue2A psychoanalytical perspective on the usage of circle dances as instruments for group work author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Vínculo

Print version ISSN 1806-2490

Abstract

CAETANO, Liandra Aparecida Orlando; SILVA, Felipe Santos da  and  SILVEIRA, Cláudia Alexandra Bolela. Alzheimer, sintomas e grupos: uma revisão integrativa. Vínculo [online]. 2017, vol.14, n.2, pp. 84-93. ISSN 1806-2490.

O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa que prejudica a cognição e memória, além das habilidades motoras dos portadores. Para atender as necessidades dos pacientes e garantir melhor qualidade de vida, esta doença requer cuidados específicos. O objetivo deste trabalho foi levantar as produções científicas em relação ao Alzheimer, sintomas e intervenções em grupo no período de 2011 a 2016. A metodologia consistiu em uma revisão integrativa nos periódicos PUBmed, BVsalud, Scielo e CAPES. Foi realizado o levantamento das palavras "Alzheimer", "sintomas" e "grupos", combinadas entre si, verificando as pesquisas produzidas na área no período. A análise foi realizada quantitativamente e qualitativamente integrando o resultado das produções primárias com a indexação do novo material. Quanto aos resultados, foram encontrados nove resumos de artigos científicos, vinte e cinco artigos completos e uma monografia, totalizando trinta e cinco produções. Entre elas sete estão em inglês e três em espanhol. Ambas abordaram a doença de Alzheimer e sintomas, bem como modelos de intervenções como grupos de apoio, viabilizando melhorar a qualidade de vida entre os pacientes neurodegenerativos e seus cuidadores.

Keywords : Alzheimer; grupos; sintomas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License