SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Um olhar psicanalítico sobre o uso das danças circulares como instrumento de trabalho com grupos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Vínculo

versão impressa ISSN 1806-2490

Resumo

CAETANO, Liandra Aparecida Orlando; SILVA, Felipe Santos da  e  SILVEIRA, Cláudia Alexandra Bolela. Alzheimer, sintomas e grupos: uma revisão integrativa. Vínculo [online]. 2017, vol.14, n.2, pp. 84-93. ISSN 1806-2490.

O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa que prejudica a cognição e memória, além das habilidades motoras dos portadores. Para atender as necessidades dos pacientes e garantir melhor qualidade de vida, esta doença requer cuidados específicos. O objetivo deste trabalho foi levantar as produções científicas em relação ao Alzheimer, sintomas e intervenções em grupo no período de 2011 a 2016. A metodologia consistiu em uma revisão integrativa nos periódicos PUBmed, BVsalud, Scielo e CAPES. Foi realizado o levantamento das palavras "Alzheimer", "sintomas" e "grupos", combinadas entre si, verificando as pesquisas produzidas na área no período. A análise foi realizada quantitativamente e qualitativamente integrando o resultado das produções primárias com a indexação do novo material. Quanto aos resultados, foram encontrados nove resumos de artigos científicos, vinte e cinco artigos completos e uma monografia, totalizando trinta e cinco produções. Entre elas sete estão em inglês e três em espanhol. Ambas abordaram a doença de Alzheimer e sintomas, bem como modelos de intervenções como grupos de apoio, viabilizando melhorar a qualidade de vida entre os pacientes neurodegenerativos e seus cuidadores.

Palavras-chave : Alzheimer; grupos; sintomas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License