SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Abrir a possibilidade para novas narrativas: um desafioGravidez na adolescência: o uso do genograma como facilitador na elaboração de conteúdos transgeracionais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Vínculo

versão impressa ISSN 1806-2490

Resumo

MACHADO, Rebeca Nonato; MELLO, Renata; DANTAS, Cristina Ribeiro  e  MORAES, Jaqueline. Psicoterapia de casal: ambiguidade na demanda de tratamento e manejo clínico. Vínculo [online]. 2018, vol.15, n.1, pp. 8-21. ISSN 1806-2490.

O presente trabalho tem como objetivo investigar a demanda de tratamento em psicoterapia de casal, buscando compreender as repercussões das contradições entre a queixa inicial e as questões latentes na condução do encaminhamento, bem como o manejo clínico necessário diante da ambiguidade do pedido de ajuda. Desenvolvemos uma investigação clínico-qualitativa, a partir de um estudo de caso. O atendimento ocorreu em uma clínica-escola de uma universidade privada da cidade do Rio de Janeiro. A psicoterapia de casal transcorreu em coterapia, durante três meses, com frequência de uma vez por semana, estando em supervisão semanalmente. Verificamos que, muitas vezes, a demanda do casal por tratamento é fortemente ambígua, podendo desencadear impasses para o psicoterapeuta, como intensas inquietações na condução das intervenções terapêuticas e dúvidas na indicação adequada de tratamento.

Palavras-chave : Psicoterapia de Casal; Demanda de Tratamento; Indiferenciação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License