SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue1Couple's psychotherapy: ambiguity in treatment and clinical managementThe importance of father's figure for the learning process author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Vínculo

Print version ISSN 1806-2490

Abstract

AUGUSTO, Marcela Cavallari; GOMES, Isabel Cristina  and  SEI, Maíra Bonafé. Gravidez na adolescência: o uso do genograma como facilitador na elaboração de conteúdos transgeracionais. Vínculo [online]. 2018, vol.15, n.1, pp. 22-36. ISSN 1806-2490.

Partindo-se do referencial teórico da psicanálise vincular e valendo-se, sobretudo, dos conceitos de Kaës acerca da noção de transmissão psíquica, discute-se a gestação na adolescência enquanto um fenômeno multifatorial que sofre influência do legado familiar. Trata-se de um relato de experiência acerca de um grupo de acolhida de jovens gestantes em situação de vulnerabilidade social no qual o genograma foi aplicado. Os resultados obtidos demonstraram as vantagens da utilização deste recurso para a conscientização e elaboração das histórias e/ou conflitos familiares. Pôde-se compreender, por meio desta atividade, que o uso de recursos mais livres dentro de dispositivos de intervenção clínica, ainda que em settings diferenciados dos processos psicoterápicos, promove a emersão de conteúdos inconscientes transmitidos geracionalmente. Entende-se, assim, que os grupos de acolhida e o uso do genograma podem favorecer a construção de novas formas de vinculação, familiar e social, caracterizando-se também como uma estratégia preventiva.

Keywords : Psicanálise; Família; Genograma; Gravidez; Adolescência.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License