SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Gravidez na adolescência: o uso do genograma como facilitador na elaboração de conteúdos transgeracionaisDoença renal crônica: fronteiras e desafios familiares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Vínculo

versão impressa ISSN 1806-2490

Resumo

KLUMPP, Carolina Ferreira Barros  e  SILVA, Rosangela Nazareno da. A importância da figura paterna para o processo de aprendizagem. Vínculo [online]. 2018, vol.15, n.1, pp. 37-47. ISSN 1806-2490.

Esta pesquisa teve como objetivo principal compreender a importância da figura paterna para o processo de aprendizagem. A hipótese consistiu na percepção prévia de que conflitos vinculares entre pais-filhos podem afetar negativamente o processo de aprendizagem da criança. Tratou-se de um estudo de caso. Participou da pesquisa uma criança escolhida aleatoriamente com dificuldades de aprendizagem que frequentava a Clínica-Escola de Psicopedagogia de uma Instituição de Ensino Superior. Para a coleta de dados foram utilizados entrevista semi-estruturada com os pais (anamnese) e 14 sessões de atendimento psicopedagógico com o participante. Realizou-se Análise de Conteúdo. Foram identificadas três categorias temáticas: Relação pai-filho, Aprendizado no ambiente familiar e Conteúdos Projetivos. Evidenciou-se nesse estudo a importância da família para o desenvolvimento saudável da criança e para seu processo de aprendizagem.

Palavras-chave : Vínculo; Figura paterna; Aprendizagem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License