SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue1The importance of father's figure for the learning processListening and reflection group with college students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Vínculo

Print version ISSN 1806-2490

Abstract

BONASSI, Silvia  and  NAVARRO, Ricardo Scarparo. Doença renal crônica: fronteiras e desafios familiares. Vínculo [online]. 2018, vol.15, n.1, pp. 48-60. ISSN 1806-2490.

Esta pesquisa apresenta um estudo de caso desenvolvido pelo serviço de psicologia de um Instituto de Hemodiálise e objetiva realizar avaliação psicológica e acolhimento da família de uma adolescente (14 anos) com doença renal crônica, em tratamento hemodialítico. A adolescente apresenta queixas frequentes de dor difusa, baixo rendimento escolar e carência afetiva durante sessões dialíticas. Instrumentos: Entrevistas semidirigidas com a família e a adolescente, observação da hora lúdica, Escala de Stress para Adolescentes, técnica projetiva House-Tree-Penson (H-T-P), orientação familiar, visita domiciliar e discussão com a equipe multiprofissional. Pôde-se concluir que o tratamento hemodialítico causa alterações significativas na vida de adolescentes, relacionadas a aspectos psicossociais, físicos e emocionais. Promover saúde do doente renal crônico em desenvolvimento requer acolhimento da família, da equipe multiprofissional e da escola. Neste estudo, constatou-se negligência familiar e expuseram-se as novas configurações da parentalidade. Apontou-se a necessária implementação de políticas públicas de saúde aos doentes crônicos e educação especial, com atividades domiciliares para atender satisfatoriamente aos indivíduos que usam serviços de alta especialidade, promovendo sua inserção social e diminuindo a fragmentação no seu desenvolvimento.

Keywords : Acolhimento; Avaliação psicológica; Família; Adolescência; Doença renal crônica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License