SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Doença renal crônica: fronteiras e desafios familiaresDesatando "nós": a delicadeza e nuances na construção do vínculo com grupos em um serviço público de saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Vínculo

versão impressa ISSN 1806-2490

Resumo

DINIZ, Neila Fernanda Pereira de Souza  e  AIRES, Suely. Grupo de escuta e reflexão com estudantes universitários. Vínculo [online]. 2018, vol.15, n.1, pp. 61-75. ISSN 1806-2490.

O presente artigo tem como objetivo discutir e relatar a experiência de um grupo de escuta e reflexão com finalidade operativa com estudantes da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. A proposta para a realização deste grupo surgiu a partir das demandas de estudantes no contexto da universidade, as quais referiam-se à necessidade de um espaço para falar e refletir sobre o cotidiano da vida acadêmica, possibilitando a elaboração das vivências individuais e grupais no contexto universitário. Os encontros do grupo ocorreram semanalmente, em seis sessões, com duração média de 1 hora e 30 minutos, com participação de seis integrantes. Foi possível verificar que o Grupo de Escuta e Reflexão com finalidade operativa se constituiu para os seus participantes como um espaço de expressão de suas angústias e medos relativos ao processo de inserção na universidade e permitiu a reelaboração e ressignificação de situações por meio da reflexão, da troca de conhecimentos e aprendizagem grupal. Consideramos como positivo o uso dessa modalidade grupal no contexto universitário, visto que a técnica operativa promove aprendizagem e mudanças subjetivas frente ao mundo.

Palavras-chave : Grupo de escuta e reflexão; Grupo operativo; Universitários.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License