SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue1Listening and reflection group with college studentsLinks and subjectivities in the digital era author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Vínculo

Print version ISSN 1806-2490

Abstract

CRUZ, Maria José R.. Desatando "nós": a delicadeza e nuances na construção do vínculo com grupos em um serviço público de saúde. Vínculo [online]. 2018, vol.15, n.1, pp. 74-81. ISSN 1806-2490.

O objetivo desta publicação é demostrar através de experiência prática com grupoterapia, que é possível vencer crenças e preconceitos, que ainda existem com essa modalidade de atendimento. Trata-se de um grupo atendido em Unidade Básica de Saúde, equipamento de Atenção Básica, porta de entrada do SUS. Logo, é natural os pacientes chegarem pela via do adoecimento, o que resulta em diversidade de patologias. As demandas emocionais e psicossociais de diferentes ordens fazem parte do cotidiano. Os pacientes adultos, que já passaram por grupoterapia ou que estão em tratamento, confirmam diariamente a importância dos benefícios terapêuticos atingidos. As repercussões desses benefícios são o alimento primordial para a escrita desse artigo, que ao desatar os "nós", revela as delicadezas que é tecer laços vinculares, que possam ressignificar histórias de vidas. São as nuances dessas construções que se pretende expor sucintamente. Utilizou-se como marco teórico a Psicanálise e os estudiosos das Configurações Vinculares.

Keywords : Grupoterapia; Diversidade de Patologias; Benefícios Terapêuticos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License