SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Grupo de escuta e reflexão com estudantes universitáriosVínculos e subjetividade na era digital índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Vínculo

versão impressa ISSN 1806-2490

Resumo

CRUZ, Maria José R.. Desatando "nós": a delicadeza e nuances na construção do vínculo com grupos em um serviço público de saúde. Vínculo [online]. 2018, vol.15, n.1, pp. 74-81. ISSN 1806-2490.

O objetivo desta publicação é demostrar através de experiência prática com grupoterapia, que é possível vencer crenças e preconceitos, que ainda existem com essa modalidade de atendimento. Trata-se de um grupo atendido em Unidade Básica de Saúde, equipamento de Atenção Básica, porta de entrada do SUS. Logo, é natural os pacientes chegarem pela via do adoecimento, o que resulta em diversidade de patologias. As demandas emocionais e psicossociais de diferentes ordens fazem parte do cotidiano. Os pacientes adultos, que já passaram por grupoterapia ou que estão em tratamento, confirmam diariamente a importância dos benefícios terapêuticos atingidos. As repercussões desses benefícios são o alimento primordial para a escrita desse artigo, que ao desatar os "nós", revela as delicadezas que é tecer laços vinculares, que possam ressignificar histórias de vidas. São as nuances dessas construções que se pretende expor sucintamente. Utilizou-se como marco teórico a Psicanálise e os estudiosos das Configurações Vinculares.

Palavras-chave : Grupoterapia; Diversidade de Patologias; Benefícios Terapêuticos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License