SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Desatando "nós": a delicadeza e nuances na construção do vínculo com grupos em um serviço público de saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Vínculo

versão impressa ISSN 1806-2490

Resumo

ROJAS, María Cristina. Vínculos e subjetividade na era digital. Vínculo [online]. 2018, vol.15, n.1, pp. 83-89. ISSN 1806-2490.

Este artigo toma em conta inicialmente, que o nascimento e o suceder do humano são inseparáveis das tecnologias, características de cada época. Estas, por sua vez, são produto de seu tempo, e produtoras das subjetividades e vínculos que o habitam. Destaca que múltiplas condições do mercado neoliberal favorecem o individualismo e a afetação consequente dos vínculos, por isso, não considera as TIC (Tecnologia de Informação e Comunicação) responsáveis por certos desvínculos de hoje, como se costuma afirmar, porém, entretecidas em tramas construtivas. Analisa as novas problemáticas que vão emergindo a partir dos usos e abusos das TIC, assinalando também, sob outra perspectiva, que as mesmas supõem a construção de habilidades cognitivas e formas sensitivas ainda não exploradas.

Palavras-chave : Vínculos; Era digital; Subjetividade.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License