SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2O cuidado dos filhos sob a responsabilidade paterna: mudanças de paradigmas nas relações familiares. O cuidado paterno frente as reconfigurações familiares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Vínculo

versão impressa ISSN 1806-2490

Resumo

PALMEIRA, Heloísa Maria  e  SCORSOLINI-COMIN, Fabio. Reconhecimento tardio de paternidade e suas repercussões no desenvolvimento dos filhos. Vínculo [online]. 2018, vol.15, n.2, pp. 1-26. ISSN 1806-2490.  http://dx.doi.org/75d323ad165443c59fb-33bc.

Este estudo de caso coletivo teve por objetivo compreender as possíveis repercussões do reconhecimento tardio da paternidade no desenvolvimento dos filhos. Foram entrevistados 11 filhos que tiveram o reconhecimento tardio de paternidade fora dos prazos legais, ou seja, até 60 dias após o nascimento. Utilizou-se a técnica da história oral de vida e a entrevista semiestruturada, com emprego da análise de conteúdo. O reconhecimento tardio de paternidade promoveu mudanças significativas no desenvolvimento dos filhos, em movimentos como a maior valorização da figura materna e de tentativa de reescrever o conceito de paternidade a partir da própria experiência de parentalidade, sobretudo nos homens. Embora o reconhecimento legal tenha sido alcançado, este não equivale ao estabelecimento de um vínculo afetivo ou de maior proximidade com as figuras paternas, demonstrando que os operadores legais cumprem a sua função em nível dos direitos, mas não contribuem necessariamente para um desenvolvimento psicológico considerado mais positivo.

Palavras-chave : paternidade; parentalidade; relações pais-criança.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License