SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Reconhecimento tardio de paternidade e suas repercussões no desenvolvimento dos filhosAconselhamento em grupo de apoio psicológico a mães de bebês prematuros: um estudo exploratório índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Vínculo

versão impressa ISSN 1806-2490

Resumo

ANDRADE, Cristiano de Jesus; PRAUN, Luci Dovál  e  BENINCASA, Miria. O cuidado dos filhos sob a responsabilidade paterna: mudanças de paradigmas nas relações familiares. O cuidado paterno frente as reconfigurações familiares. Vínculo [online]. 2018, vol.15, n.2, pp. 27-41. ISSN 1806-2490.  http://dx.doi.org/3c79c4f3165443f374c-335b.

O objetivo deste estudo foi analisar a percepção da paternidade na perspectiva de homens que cuidam de seus filhos enquanto suas mulheres trabalham fora de casa. Trata-se de uma pesquisa qualitativa para a qual as informações foram coletadas através de entrevista semidirigida realizada com quatro homens cuidadores principais de seus filhos. Para análise dos dados, as falas dos participantes foram colocadas em categorias e analisadas à luz da psicanálise, bem como de autores que dialogam com suas ideias. Como resultado constatou-se que diante de tais modificações que a sociedade vivencia, o desafio de ser pai é ainda mais acentuado, visto que devido às mudanças sociais e históricas, atualmente, uma parcela cada vez mais significativa de pais não ocupa o lugar de apenas provedor/autoridade fálica, como antes, mas também de educador. Tal situação tende ainda a gerar situações de angústia de perda do lugar, levando estes pais à necessidade de ressignificar sua posição, rever também suas funções. Ou seja, de um "regrador" tende a acentuar características relacionadas à de um parceiro, de um "provedor" passa a assumir o papel de educador, necessitando, frente a esse novo contexto, dar conta de aprender com os novos valores que o filho poderá vir a passá-lo.

Palavras-chave : Paternidade; cuidado com os filhos; mulheres que trabalham.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License