SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue2Caring for children under parental responsibility: paradigm changes in family relationships. Paternal care for family reconfigurationsGroup practice and the psychologist role: group intervention in the Estágio de Processos Grupais subject author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Vínculo

Print version ISSN 1806-2490

Abstract

PERES, Rodrigo Sanches  and  SANTOS, Manoel Antonio dos. Aconselhamento em grupo de apoio psicológico a mães de bebês prematuros: um estudo exploratório. Vínculo [online]. 2018, vol.15, n.2, pp. 43-56. ISSN 1806-2490.  http://dx.doi.org/3c79c4f3165443f374c-3358.

Os grupos de apoio psicológico se destacam como uma das modalidades assistenciais mais proveitosas diante da necessidade de oferecer suporte emocional a mães de bebês prematuros. O presente estudo teve por objetivo descrever a incidência do aconselhamento enquanto fator terapêutico em um grupo de apoio a mães de bebês prematuros internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) de um hospital filantrópico. O corpus de pesquisa foi constituído pelos registros de 10 sessões do grupo, os quais foram submetidos a análises descritivo-exploratórias conduzidas independentemente por dois pesquisadores e, posteriormente, cotejadas quanto à identificação da ocorrência do aconselhamento e seus efeitos benéficos. O aconselhamento foi identificado ao menos uma vez em cada sessão, tendo emergido essencialmente em um contexto de oferecimento ativo de informações, sugestões e orientações. Observou-se que o aconselhamento derivou tanto de intervenções verbais do coordenador quanto de relatos das próprias participantes. Os resultados sugerem que as mães que frequentavam o grupo de apoio em questão valorizavam a troca de experiências, o que potencializava processos de mudança.

Keywords : Grupos de apoio; Processos grupais; Fatores terapêuticos; Prematuridade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License