SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue2Counseling in a psychological support group for mothers of preterm babies: an exploratory studyImpact of technology on group analysis with children and adolescents author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Vínculo

Print version ISSN 1806-2490

Abstract

COSTA, Jobert Teixeira; SILVA, Felipe Santos Da  and  SILVEIRA, Cláudia Alexandra Bolela. As práticas grupais e a atuação do psicólogo: intervenções em grupo no Estágio de Processos Grupais. Vínculo [online]. 2018, vol.15, n.2, pp. 57-81. ISSN 1806-2490.  http://dx.doi.org/75d323ad165443c59fb-33b3.

As práticas grupais na atuação profissional do psicólogo constituem uma ferramenta fundamental para a intervenção psicológica nas áreas da psicologia: clínica e institucional. O objetivo desta pesquisa foi verificar as modalidades grupais da intervenção psicológica no Estágio de Processos Grupais e a importância desta prática na formação de psicólogos. A metodologia constituiu no levantamento bibliográfico e pesquisa documental das modalidades grupais realizadas nos prontuários e relatórios da Clínica Escola de Psicologia de uma universidade do interior paulista. Aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa número CAAE 67358217.4.0000.5495. A análise qualitativa dos dados foi realizada a partir dos prontuários e relatórios do estágio de Processos Grupais a partir do referencial teórico na área. Verificou-se que as modalidades grupais do estágio no período de 2010 a 2016 foram predominantemente institucionais em detrimento à intervenção psicológica clínica que ocorreram em número menor. Qualitativamente verificaram-se os benefícios da intervenção grupal tanto institucional como em clínica a seus usuários e estagiários. Aos usuários pelo caráter terapêutico do grupo e aos estagiários pela experiência grupal em sua formação.

Keywords : grupos; instituição; clínica psicológica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License