SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2As práticas grupais e a atuação do psicólogo: intervenções em grupo no Estágio de Processos GrupaisPsicanálise de grupo e os sonhos em comunidades originárias do território mexicano índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Vínculo

versão impressa ISSN 1806-2490

Resumo

CRUZ, Patrícia Mª Ferreira Amaral da. Impacto da tecnologia em grupanálise com crianças e adolescentes. Vínculo [online]. 2018, vol.15, n.2, pp. 82-91. ISSN 1806-2490.  http://dx.doi.org/3c79c4f3165443f374c-3357.

Vivemos numa sociedade cada vez mais informatizada, sobrecarregada de estímulos e de exigências tecnológicas onde praticamente desde o nascimento que o ser humano tem contacto com estas interfaces. Perante esta realidade questionam-nos: onde fica o lugar do brincar, do simbólico, da criatividade e da intersubjetividade no desenvolvimento das crianças/adolescentes? Qual é o impacto que a tecnologia tem na criação da identidade das nossas crianças, de que forma se reflete na interação com os outros, nas suas escolhas? Qual o papel da Grupanálise e do Grupanalista nesta realidade?

Palavras-chave : Tecnologia; Grupanálise; crianças-adolescentes.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License