SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2El psicoanálisis de grupo y los sueños en comunidades originarias del territorio mexicano índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Vínculo

versión impresa ISSN 1806-2490

Resumen

HUR, Domenico Uhng; COUTO, Maria Luiza Bitencourt Silva  y  NASCIMENTO, Joab Silva do. Estudantes indígenas na Universidade: uma sessão de grupo operativo. Vínculo [online]. 2018, vol.15, n.2, pp. 99-119. ISSN 1806-2490.  http://dx.doi.org/75d323ad165443c59fb-33b1.

O objetivo deste artigo é conhecer os discursos de alunos indígenas de uma Universidade pública, contemplados pela política de ações afirmativas, para discutir as experiências que vivenciam no espaço acadêmico. Realizamos a investigação a partir de uma sessão com o dispositivo de grupo operativo de Pichon-Rivière. Constatamos uma série de dificuldades para o estudante indígena na Universidade. Há a produção de um estereótipo sobre o indígena, que resulta em processos de preconceito e exclusão. As dificuldades na aprendizagem são vividas no âmbito individual e não institucional, produzindo uma situação de culpa e ansiedade. Por fim, enunciam um duplo lugar ocupado, no sonho de transmitir os conteúdos adquiridos na Universidade à sua própria comunidade.

Palabras clave : Estudante; Índio; Grupo operativo; Psicologia Social; Universidade. Pesquisa financiada pelo CNPq e FAPEG.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License