SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue1Deinstitutionalization in the context of psychiatric reform and its consequences: a story about practices in a capsThe psychologist in the hospital: report of experience in the pediatric infirmary author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Vínculo

Print version ISSN 1806-2490

Abstract

FERRACIOLI, Natália Gallo Mendes et al. Os bastidores psíquicos do suicídio: uma compreensão psicanalítica. Vínculo [online]. 2019, vol.16, n.1, pp. 01-17. ISSN 1806-2490.  http://dx.doi.org/10.32467/issn.1982-1492v16n1p17-28.

O suicídio é considerado um problema de saúde pública em escala planetária, com impactos não apenas na esfera interpessoal e familiar, como também econômica e social. Devido à sua proximidade com a finitude humana, um tema tabu na sociedade ocidental, o suicídio atrai estigmas e preconceitos que dificultam uma abordagem técnica isenta de juízos morais. Isso inibe o desenvolvimento de métodos de assistência que possam atender as necessidades do indivíduo com comportamento suicida, de seus familiares e da comunidade. Diante desse cenário, este estudo teve por objetivo apresentar uma compreensão psicanalítica do fenômeno do suicídio, fomentando reflexões que podem subsidiar os cuidados terapêuticos e as propostas preventivas e de promoção à saúde. Conclui-se que ainda persiste o enigma que sempre rondou o comportamento suicida em diferentes épocas e sociedades, como a motivação pessoal para o ato e a influência relativa de fatores emocionais, familiares, sociais e econômicos sobre sua concretização.

Keywords : suicídio; comportamento suicida; psicanálise; desejo de morte.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License