SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Os bastidores psíquicos do suicídio: uma compreensão psicanalíticaViolência nas perturbações da personalidade: características, significado e funções índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Vínculo

versão impressa ISSN 1806-2490

Resumo

SURJUS, Isabella Nathalia Salviato; CORDEIRO, Silvia Nogueira  e  PISICCHIO, Rosely Jung. O psicólogo no hospital: relato de experiência de intervenção na enfermaria pediátrica. Vínculo [online]. 2019, vol.16, n.1, pp. 29-40. ISSN 1806-2490.  http://dx.doi.org/10.32467/issn.1982-1492v16n1p29-40.

objetivo deste trabalho foi relatar a experiência de estágio com técnicos de enfermagem da enfermaria pediátrica de um hospital público na região norte do Paraná. A intervenção teve como finalidade oferecer um espaço de escuta e acolhimento para questões relativas à saúde mental desses trabalhadores da saúde. Os encontros ocorreram semanalmente, utilizando o método de intervenção clínica e psicossocial. Participaram sete técnicos de enfermagem do período matutino. Por meio dos resultados foi possível identificar fatores que influenciam a saúde física e mental dos trabalhadores, podendo levar ao adoecimento, como: conflitos com a equipe, estresse, pouco reconhecimento do trabalho, morte e luto. Além deste enfoque, a intervenção possibilitou um ambiente para trocas pessoais e expressão das subjetividades e potencialidades desses trabalhadores.

Palavras-chave : Psicologia da Saúde; Saúde do trabalhador; intervenção clínica; intervenção psicossocial.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License