SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1El psicólogo en el hospital: experiencia de intervención en la enfermería pediátricaPosibilidad de transformación del sujeto a partir de los vínculos en el grupo psicoterapéutico infantil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Vínculo

versión impresa ISSN 1806-2490

Resumen

MARINHO, Guadalupe. Violência nas perturbações da personalidade: características, significado e funções. Vínculo [online]. 2019, vol.16, n.1, pp. 41-51. ISSN 1806-2490.  http://dx.doi.org/10.32467/issn.1982-1492v16n1p41-51.

A violência é um fenómeno complexo que assume diferentes perspectivas de acordo com os indivíduos nela envolvidos, a gravidade, a frequência e o contexto em que ocorre. É também um importante problema de saúde pública, sendo uma causa importante de mortalidade em todas as regiões do mundo. Alguns estudos afirmam que a prática da violência é influenciada por diferentes parâmetros da personalidade, nomeadamente, a capacidade de controlo dos impulsos e a regulação dos afetos. Estas duas dimensões estão amplamente afetadas em muitos dos indivíduos diagnosticados com perturbação da personalidade. Esta relação entre perturbação da personalidade e violência tem sido exaustivamente investigada, tendo-se verificado uma maior prevalência de comportamentos de automutilação, suicídio e violência dirigida a terceiros nos indivíduos com esta perturbação. A compreensão dos gestos violentos a que os pacientes com perturbação da personalidade frequentemente recorrem, conhecendo as suas características, significado e funções, assume uma elevada relevância para o estabelecimento de uma relação terapêutica empática. Esta relação é essencial para o tratamento destes indivíduos, o que por sua vez é indispensável para uma redução eficaz da violência associada à perturbação.

Palabras clave : Perturbação da Personalidade; Violência.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License