SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Possibilidade de transformação do sujeito a partir dos vínculos no grupo psicoterapêutico infantilA chegada do estrangeiro: grupo de família - construindo pontes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Vínculo

versão impressa ISSN 1806-2490

Resumo

VALENTE, Aucíndio. Sonhar e grupanálise. Vínculo [online]. 2019, vol.16, n.1, pp. 69-77. ISSN 1806-2490.  http://dx.doi.org/10.32467/issn.1982-1492v16n1p69-77.

Falar de sonhos, de sonhar, é algo que está intrinsecamente ligado à grupanálise e ao processo de maturação e de crescimento de cada um dos elementos do grupo. A finalidade da grupanálise é a de recriar essas pessoas através de um renovado crescimento que lhes permita que as relações harmoniosas venham a ser possíveis. Neste processo algo que poderá ser de grande ajuda para o exito da grupanálise são os momentos epifanicos (sonhos). A clarificação destes momentos pode mostrar, indicar o caminho, o rumo, o local em que estamos. O sonho manifesto como que ilumina o caminho, orienta o rumo sendo um indicador dos processos da transferência e da contratransferência integrados pela identificação projetiva, para além, de também parecer ser uma simples forma de comunicar - sonho objeto.

Palavras-chave : momentos epifanicos; sonhar; criar; celebrar; grupanalise.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License