SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1La llegada del extranjero: grupo de familia - construcción de puentesHasta que algo los separe: un estudio sobre el Establecimiento y la manutención del matrimonio en la Contemporaneidad índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Vínculo

versión impresa ISSN 1806-2490

Resumen

FERNANDES, Waldemar José. Formação e capacitação continuada do trabalhador da saúde para atuação com grupos. Vínculo [online]. 2019, vol.16, n.1, pp. 89-97. ISSN 1806-2490.  http://dx.doi.org/10.32467/issn.1982-1492v16n1p89-97.

O autor parte do princípio de que Grupo é uma forma específica de agrupamento em que ocorrem interações vinculares. Os fenômenos grupais são os mesmos em qualquer grupo, mudando a atitude do terapeuta conforme a finalidade. É enfatizada a importância dos grupos na saúde. Atualmente há uma redução da procura de psicoterapias de inspiração psicanalítica, individuais ou grupais, por razões, que serão expostas no trabalho. É lembrado então, o potencial da rede pública e suas vicissitudes, entre elas, a quantidade de profissionais sem conhecimento sobre grupos. São estudadas a formação clássica e os desafios para uma formação realista nos dias atuais. Dificuldades e particularidades são expostas, e é realizada uma reflexão sobre as possibilidades e desafios para uma formação hoje, enfatizando a importância dos Grupos de Reflexão. Conclui que somente a somatória da análise, supervisão, Grupo de Reflexão e estudo teórico, é que permitirá ao terapeuta em formação, maior desenvolvimento na arte e na técnica de trabalhar psicanaliticamente com o dispositivo vincular.

Palabras clave : grupo; agrupamento; formação; grupo de reflexão.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License