SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue1Qualification and continued training of the health worker to work with groupsPsychological doing from the needs and difficulties of guardianship counselors author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Vínculo

Print version ISSN 1806-2490

Abstract

EMIDIO, Thassia Souza  and  SOUZA, Juliana Beatriz Ferreira de. Até que algo os separe: um estudo sobre o estabelecimento e a manutenção do casamento na contemporaneidade. Vínculo [online]. 2019, vol.16, n.1, pp. 98-112. ISSN 1806-2490.  http://dx.doi.org/10.32467/issn.1982-1492v16n1p98-113.

Objetivou-se neste estudo analisar e refletir sobre o vínculo conjugal na atualidade, buscando compreender os sentidos inferidos a escolha e manutenção do casamento por aqueles que optaram por esta forma de conjugalidade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que se utilizou da entrevista semi dirigida como instrumento de coleta de dados. Os dados obtidos foram analisados em consonância com as discussões e reflexões teóricas sobre os relacionamentos amorosos na atualidade e os apontamentos da Psicanálise das Configurações Vinculares. Pode-se observar que cada sujeito infere um significado pessoal ao optar pelo casamento, este devendo ser pensado em sua dimensão psíquica e social. Além disso, o vínculo conjugal é configurado pela coexistência de elementos do passado com os reflexos das transformações relacionais, sendo uma representação das contradições e desafios da contemporaneidade.

Keywords : casamento; vínculo; psicanálise; amor.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License