SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Entrenamiento y formación continuada del trabajador de la salud para trabajar con gruposEl hacer psicológico a partir de necesidades y dificultades de consejeros tutelare índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Vínculo

versión impresa ISSN 1806-2490

Resumen

EMIDIO, Thassia Souza  y  SOUZA, Juliana Beatriz Ferreira de. Até que algo os separe: um estudo sobre o estabelecimento e a manutenção do casamento na contemporaneidade. Vínculo [online]. 2019, vol.16, n.1, pp. 98-112. ISSN 1806-2490.  http://dx.doi.org/10.32467/issn.1982-1492v16n1p98-113.

Objetivou-se neste estudo analisar e refletir sobre o vínculo conjugal na atualidade, buscando compreender os sentidos inferidos a escolha e manutenção do casamento por aqueles que optaram por esta forma de conjugalidade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que se utilizou da entrevista semi dirigida como instrumento de coleta de dados. Os dados obtidos foram analisados em consonância com as discussões e reflexões teóricas sobre os relacionamentos amorosos na atualidade e os apontamentos da Psicanálise das Configurações Vinculares. Pode-se observar que cada sujeito infere um significado pessoal ao optar pelo casamento, este devendo ser pensado em sua dimensão psíquica e social. Além disso, o vínculo conjugal é configurado pela coexistência de elementos do passado com os reflexos das transformações relacionais, sendo uma representação das contradições e desafios da contemporaneidade.

Palabras clave : casamento; vínculo; psicanálise; amor.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License