SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Até que algo os separe: um estudo sobre o estabelecimento e a manutenção do casamento na contemporaneidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Vínculo

versão impressa ISSN 1806-2490

Resumo

ARAUJO, Bruno Bonfá  e  HENRIQUES, Wilma M.. O fazer psicológico a partir de necessidades e dificuldades de conselheiros tutelares. Vínculo [online]. 2019, vol.16, n.1, pp. 113-126. ISSN 1806-2490.  http://dx.doi.org/10.32467/issn.1982-1492v16n1p114-136.

Esta pesquisa teve como proposta compreender a atuação de conselheiros tutelares e a atividade do Conselho Tutelar, em relação às suas práticas de atendimento. O conselheiro tutelar é o profissional responsável pelo atendimento de crianças e adolescentes em situação de risco e violação de seus direitos. O objetivo desta pesquisa foi identificar as dificuldades e necessidades relatadas pelos conselheiros tutelares em relação a suas práticas cotidianas. Compreender se a ausência do profissional de psicologia constitui uma dificuldade nas práticas dos conselheiros tutelares e investigar se existe importância para atuação de um psicólogo dentro dos Conselhos Tutelares. A análise foi feita por meio do método oral. Deste modo, foi possível compreender que existem obstáculos que transpõem o dia a dia de conselheiros tutelares, em evidência estão às dificuldades nos atendimentos e a fragilidade de se posicionar como figura principal nos casos.

Palavras-chave : Conselho tutelar; Estatuto da Criança e do Adolescente; Atuação do psicólogo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License