SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Las familias pueden enfermarse: revisión integrativa de la literatura científica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Vínculo

versión impresa ISSN 1806-2490

Resumen

SIQUEIRA, Ana Beatriz Rossato et al. Oficinas grupais para promoção de saúde: experiência com  trabalhadoras da atenção primária. Vínculo [online]. 2019, vol.16, n.2, pp. 1-22. ISSN 1806-2490.  http://dx.doi.org/10.32467/issn.19982-1492v16n2p1-22.

O trabalho grupal inserido em instituições e no âmbito da saúde pública tem sido ressaltado como relevante e necessário, dado o potencial que tem para promover saúde e fortalecer o vínculo entre pessoas. O estudo teve por objetivo relatar a experiência profissional acadêmica de realização de intervenções em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) do interior mineiro. Quatro encontros com trabalhadoras de UBS, de uma hora, foram realizados, no formato de oficinas grupais. Eles foram coordenados por equipe de 4 estudantes de Psicologia, sob supervisão de professores vinculados a uma universidade pública federal, e tinham inspiração no modelo teórico-técnico dos grupos operativos de ensino e aprendizagem. As experiências geraram resultados que permitiram às funcionárias expressarem sentimentos e ideias e refletirem sobre estratégias que poderiam ser adotadas para enfrentamento de insatisfações no contexto laboral, notadamente caracterizado por precarização de relações e condições de trabalho. O processo grupal desenvolvido foi considerado ferramenta que propiciou a criação de espaços para reflexões coletivamente construídas sobre o próprio trabalho e sobre as limitações e potencialidades que lhe são inerentes, ensejando, ainda, o pensar sobre as relações entre pares.

Palabras clave : oficinas grupais; saúde do trabalhador; serviços de saúde pública; formação do psicólogo; formação dos profissionais de saúde.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License