SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Oficinas grupais para promoción de salud: experiencia con trabajadores de la atención primaria a la salud¿Y cómo están los familiares cuidadores de los pacientes psiquiátricos hospitalizados? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Vínculo

versión impresa ISSN 1806-2490

Resumen

ALVES-SILVA, Junia Denise  y  SCORSOLINI-COMIN, Fabio. As famílias podem (se) adoecer: revisão integrativa da literatura científica. Vínculo [online]. 2019, vol.16, n.2, pp. 23-43. ISSN 1806-2490.  http://dx.doi.org/10.32467/issn.19982-1492v16n2p23-43.

Uma importante via da transmissão psíquica reside nos processos de saúde-doença que atravessam as gerações. Assim, o objetivo desta revisão integrativa foi compreender de que modo são transmitidos os padrões conjugais e familiares relacionados ao adoecimento entre as diferentes gerações. A partir de buscas sistemáticas nas bases/bibliotecas MEDLINE, LILACS, SciELO, PsycINFO e PePSIC entre 2007 e 2017, 35 estudos foram recuperados. Observa-se um predomínio de artigos quantitativos (57,1%), redigidos em inglês (60%) e realizados no Brasil (48,6%). A literatura recuperada ilustra a repetição de acontecimentos relacionados ao adoecimento e a reatualização de sofrimentos não elaborados na história familiar a partir de estudos que discutem temáticas transmitidas transgeracionalmente, como violência, incesto, tabagismo, dependência química, transtornos alimentares, obesidade, ansiedade e o transtorno de estresse pós-traumático. Compreender o modo como esses adoecimentos atravessam as diferentes gerações pode ser útil no delineamento de ações de promoção de saúde mental centralizadas nas histórias familiares e ofertadas em grupo.

Palabras clave : Família; dinâmica familiar; relação entre gerações; processo saúde-doença.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License