SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Oficinas grupais para promoção de saúde: experiência com trabalhadoras da atenção primáriaE como estão os familiares cuidadores dos pacientes psiquiátricos internados? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Vínculo

versão impressa ISSN 1806-2490

Resumo

ALVES-SILVA, Junia Denise  e  SCORSOLINI-COMIN, Fabio. As famílias podem (se) adoecer: revisão integrativa da literatura científica. Vínculo [online]. 2019, vol.16, n.2, pp. 23-43. ISSN 1806-2490.  http://dx.doi.org/10.32467/issn.19982-1492v16n2p23-43.

Uma importante via da transmissão psíquica reside nos processos de saúde-doença que atravessam as gerações. Assim, o objetivo desta revisão integrativa foi compreender de que modo são transmitidos os padrões conjugais e familiares relacionados ao adoecimento entre as diferentes gerações. A partir de buscas sistemáticas nas bases/bibliotecas MEDLINE, LILACS, SciELO, PsycINFO e PePSIC entre 2007 e 2017, 35 estudos foram recuperados. Observa-se um predomínio de artigos quantitativos (57,1%), redigidos em inglês (60%) e realizados no Brasil (48,6%). A literatura recuperada ilustra a repetição de acontecimentos relacionados ao adoecimento e a reatualização de sofrimentos não elaborados na história familiar a partir de estudos que discutem temáticas transmitidas transgeracionalmente, como violência, incesto, tabagismo, dependência química, transtornos alimentares, obesidade, ansiedade e o transtorno de estresse pós-traumático. Compreender o modo como esses adoecimentos atravessam as diferentes gerações pode ser útil no delineamento de ações de promoção de saúde mental centralizadas nas histórias familiares e ofertadas em grupo.

Palavras-chave : Família; dinâmica familiar; relação entre gerações; processo saúde-doença.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License